top of page

Sobre o Jejum

INTRODUÇÃO: O jejum é uma arma poderosa para o cristão. É através dele que o crente sai da esfera natural, física, e entra no mundo espiritual. Várias pessoas, na Bíblia, praticaram o jejum por motivos e em circunstâncias diferentes e todas as pessoas que o praticaram de forma correta receberam a vitória desejada. Aprendamos um pouco sobre esse tão importante instrumento espiritual.

O QUE É JEJUM? Consiste em se privar de qualquer alimento e qualquer bebida, eventualmente das relações sexuais, durante um ou mais dias dum pôr- do- sol até outro. JEJUM, não é REGIME, DIETA ou GREVE DE FOME. O JEJUM, tem e sempre teve um caráter espiritual.

A RAZÃO DO JEJUM - Trazer o homem do natural para o espiritual.​ O Jejum bíblico

OS TRÊS TIPOS DE JEJUM

1- O JEJUM TÍPICO: A Bíblia ensina que o jejum normal consiste em abster-se totalmente de alimento sólido. O Jejum típico, mencionado na Bíblia, não implicava em abstinência de líquidos. O exemplo de Jesus no deserto, relata que ao final de 40 dias, Ele teve fome. A maioria dos estudiosos da Bíblia concordam que durante seu Jejum, Ele tenha bebido água.

2- O JEJUM COMPLETO: O jejum completo, também chamado de jejum absoluto, consiste na abstinência de alimento e de água (At 9.9). Trata-se de um jejum rigoroso e pode trazer perigo. Ninguém deve fazer jejum total por mais de um dia. Além disso, aquele que tem problemas de saúde deve conversar com o médico antes de resolver fazer jejum completo. (Moisés: 2.ª subida ao Sinai para receber a Lei. Êx. 34.27,28 )

3- JEJUM PARCIAL: O jejum parcial tem várias aplicações, e é caracterizado pelo que se come e pela freqüência com que se come. Em primeiro lugar, o jejum parcial significa abster-se de certos alimentos. O exemplo de Daniel 1.12, pode ser interpretado como jejum parcial. Em segundo lugar, o jejum parcial implica em abster-se de alimentos durante um certo período de tempo. Em terceiro lugar, o jejum parcial incluía também a abstinência das relações sexuais entre marido e mulher (I Co 7.5).

EXEMPLOS DE PESSOAS QUE JEJUARAM NO A.T.

1.Moisés jejuou quando estava no Monte Sinai – Ex 34.38

2.Ana jejuou quando queria ter um filho, e o pediu a Deus – I Sm 1.7

3.Davi jejuou também, em diversas ocasiões – II Sm 1.12; 12.22

4.Toda a nação israelita jejuava no Dia da Expiação – Lv 23.27

EXEMPLOS DE JEJUM NO N.T.

1.Jesus jejuou no deserto – Mt 4.2

2.João Batista ensinou seus discípulos a jejuarem com frequência – Mc 2.18; Lc 5.333.

Houve quem criticasse os discípulos de Jesus por não jejuarem com frequência – Mt 9.14-15; Mc 2.18-19; Lc 5.33-35

POR QUE JEJUAR?

Porque pelo jejum obtemos as soluções e as bênçãos de Deus. Temos que orar e jejuar, na expectativa da resposta de Deus.

Algumas pessoas acham que não devemos pregar ou ensinar sobre jejum. Citam os textos em que Jesus ensina que não devemos nos gabar de nosso jejum ( Mt 6.16). Mas Jesus não está condenando o jejum, pelo contrário, ele condena aqueles que alardeavam seu jejum, faziam o jejum para “aparecer”.Vimos acima que o jejum sempre foi uma prática de homens e mulheres em comunhão com Deus, sempre associado à oração. Por isso, em várias situações pessoas e o povo jejuaram e nos ensinam a:

- JEJUAR POR OCASIÃO DE CRISE NACIONAL – II Cr 7.14; Et 4.16; II Cr 20.3; Ed 8.21

- JEJUAR PELOS PRÓPRIOS PROBLEMAS – Mt 17.21; Dn 10.2-3

- JEJUAR EM PERÍODOS DE GRANDE AFLIÇÃO – I Sm 1.7; Sl 35.1-3; II Sm 12.16; II Sm 1.12

- JEJUAR ANTES DE TOMAR GRANDES DECISÕES DE CARÁTER ESPIRITUAL – Mt 4.2; At 13.2;

- JEJUAR PORQUE O NOIVO VEM EM BREVE – Mt 25.1-13; Lc 5.35

- JEJUAR PARA ALIVIAR NOSSOS FARDOS – Is 58

- JEJUAR PARA RECEBER SABEDORIA – Dn 10

- JEJUAR PARA VIR O AVIVAMENTO – Is 58.6

- JEJUAR PARA OBTER A PROTEÇÃO DE DEUS CONTRA O PERIGO – I Rs 21.27-29

- JEJUAR PARA RECEBER A CURA – Sl 35.13

- JEJUAR ANTES DE COMEÇAR QUALQUER MINISTÉRIO – Mt 4.2

Antônio Sirlei

Mais em: Escola de profetas

Posts
Recent Posts
Search By Tags
No tags yet.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page